terça-feira, 21 de março de 2006

Nota de imprensa

A JSD DE PONTE DE LIMA QUER PONTE DE LIMA – CAPITAL DA JUVENTUDE


A Comissão Política da JSD de Ponte de Lima aprovou e apresentou, as suas principais linhas mestras que pretendem ver colocadas e discutidas no Programa Eleitoral do PSD para as Eleições Autárquicas em Ponte de Lima.
Assim, a JSD de Ponte de Lima, assume o tratamento das questões relacionadas com a Juventude como uma prioridade da sua acção quotidiana. O principal objectivo a atingir é o de estimular a participação dos jovens na vida do Concelho de Ponte de Lima através de diversificadas actividades e de incentivos para que haja uma efectiva participação democrática dos jovens.
Nós queremos, e acreditamos ser possível que Ponte de Lima seja considerada a Capital da Juventude. Uma vez que a nossa juventude tem sido presenteada com a respectiva lista de promessas de eleição em eleição, é fundamental dotar as políticas camarárias de uma abertura ao seu exterior, dado que os Jovens Limianos apresentam grandes potencialidades, ideias e vontade para participar no desenvolvimento do nosso concelho.

O Nosso Projecto:

Ponte de Lima – Capital da Juventude

-» Criação do Gabinete da Juventude – que seja dotado de informações acerca de emprego e formação profissional, habitação, tempos livres, novas tecnologias de informação, associativismo etc; permitindo aos Jovens Limianos usufruir de um espaço que congregue todas as informações indispensáveis para o quotidiano de um jovem em Ponte de Lima.

-» Criar um “Link” do Gabinete da Juventude, no site da Câmara Municipal de Ponte de Lima, possibilitando assim o acesso rápido aos serviços e às informações disponibilizadas pelo Gabinete, como por exemplo, actividades a serem desenvolvidas, iniciativas e ofertas de emprego.

-» Instalar o Conselho Municipal da Juventude, no sentido de possibilitar a participação e a auscultação das vontades e prioridades do Jovens. Este Conselho Municipal será constituído pelos Grupos informais de Jovens, Associações Juvenis, Associações de Estudantes bem como de outras instituições que trabalhem com os jovens. Através deste Conselho Municipal é possível realizar inúmeras actividades que tenham como promotores as várias associações do nosso concelho. Aqui a Câmara Municipal tem um papel fundamental através de apoios técnicos, logísticos, jurídicos, disponibilizando pessoas qualificadas para acompanhar a vida e as actividades das associações.

-» Criar o Cartão Jovem Municipal (até aos 30 anos) – este seria um excelente incentivo a todos os jovens de participar nas actividades e no desenvolvimento do nosso concelho. Assim, os jovens com este cartão terão facilidades no que diz respeito ao acesso a serviços disponibilizados pelo município, bem como um conjunto de benefícios nas empresas/lojas comerciais que aderirem a esta iniciativa. Assim, todos os jovens podem ter descontos em entrada nas piscinas municipais, no teatro etc; e quando se trata de um casal com menos de 30 anos terem custos mais baixos no levantamento das suas licenças de construção.

A JSD acrescenta ainda, que irá lutar para que num futuro próximo, todas as nossas ideias sejam atendidas pelo município, uma vez que elas fazem interagir a Câmara Municipal, a sociedade civil com a Juventude Limiana. Em nosso entender, não é difícil por em prática, basta é vontade política e uma maior sensibilidade para com a Juventude Limiana.

A Comissão Política da JSD de Ponte de Lima

0 comentários: