domingo, 2 de março de 2008

Intervenção na Assembleia Municipal (29 de Fevereiro de 2008)


A JSD de Ponte de Lima, como maior estrutura partidária de jovens do Concelho, sempre pautou as suas intervenções nesta Assembleia pela coerência e responsabilidade, tendo como principal objectivo a prosperidade e bem-estar da Juventude Limiana.

Assim, pretendo hoje felicitar o executivo municipal, bem como os dois vereadores da oposição, Eng. Manuel Trigueiro e Dr. Jorge Silva, por terem aprovado, por unanimidade, a instalação do Fórum Municipal da Juventude.

Foi a JSD de Ponte de Lima que, em 29 de Abril de 2006, nesta mesma Assembleia, chamou a atenção para o quanto é importante a instalação deste órgão para a juventude, tendo passado quase dois anos (mais concretamente 22 meses) até o Fórum Municipal da Juventude se vislumbrar como uma realidade.

A aprovação deste órgão é o sinal claro que o desenvolvimento do concelho vai permitir uma maior participação e a auscultação da juventude, pois tenho a certeza que os jovens terão o papel pro-activo, e não se coibirão de apresentar propostas e sugestões para os vários projectos a serem trabalhados para a Juventude Limiana.

Não posso deixar de mencionar alguns aspectos que a JSD de Ponte de Lima julga pertinentes para o bom funcionamento futuro deste órgão:

  1. A periodicidade do órgão não deve ser anual, mas sim pelo menos 3 vezes ao ano, permitindo um acompanhamento mais eficaz às pretensões da juventude;
  2. É fundamental que as associações tenham ao seu dispor apoio técnico, logístico, sendo disponibilizadas pessoas qualificadas para acompanhar a vida e as actividades das várias associações;
  3. É imprescindível nos dias de hoje a informação e a formação. Assim sugerimos que este fórum realize debates, tertúlias, workshops, etc. como forma de tornar os dirigentes associativos com mais conhecedores dos vários domínios da sua actuação.

Para terminar, e uma vez que a JSD de Ponte de Lima estará representada neste órgão, posso referir que iremos procurar que ele seja um estímulo para a juventude, tendo sempre presente a sua finalidade: a participação efectiva dos jovens limianos no desenvolvimento do seu concelho, isto é, que sejam escutados, que sejam entendidos e que sempre se sintam apoiados.


O Deputado Municipal eleito pelo PSD
_______________________________________________
(Jorge Filipe Martins Lima)

0 comentários: