"A JSD pelas freguesias" arrancou na Queijada
A JSD Ponte de Lima iniciou no passado Domingo, dia 4 de Março, na freguesia da Queijada a sua actividade denominada “A JSD pelas freguesias”, que consiste na visita a algumas das 51 freguesias do concelho para ter uma conversa informal com vista a perceber a realidade local das freguesias, os seus problemas e as suas virtudes, assim como a percepção das motivações e dificuldades dos autarcas visitados.
É objectivo da Comissão Política da JSD visitar até ao fim do presente mandato o mais alargado e diversificado leque de freguesias do concelho.
A visita efectuada à freguesia da Queijada decorreu nas instalações da Junta de Freguesia local, contando com a participação de todo o executivo local, o Presidente Paulino Matos, o secretário Carlos Manuel e o tesoureiro, Tomás. Da parte da JSD estiveram presentes, além do seu presidente, Filipe Lima, mais cinco dos seus membros que compõe a Comissão Política.
A conversa começou pelo próprio presidente da Junta, que é um jovem de 33 anos, procurando transmitir à Comissão Política da JSD as motivações que o levaram a constituir uma lista com cidadãos entre os 27 e os 35 anos, com ideias, iniciativa e vontade de fazer algo pela sua freguesia.
Um tema deveras importante que foi abordado prendeu-se com a falta de saneamento básico, já que se trata de uma necessidade básica das populações, mas que se percebe alguma dificuldade no diálogo com o executivo municipal, em face da distância da freguesia em relação à sede do concelho.
Outro tema que foi abordado na reunião foi o desemprego. Foi referido pelo presidente da Junta e seus colegas, o encerramento de duas fábricas de calçado e vestuário, na Queijada e em Marrancos e a redução de empregados na fábrica de calçado de Fornelos, levando para o desemprego uma centena de trabalhadores do sexo feminino da freguesia. A este problema do desemprego, acresce-se que a grande maioria dos jovens trabalham em Espanha (Ourense, Corunha e Madrid) no sector da construção civil, nomeadamente jovens do sexo masculino até aos 25 anos, havendo alguns que vão e vêm todos os dias para a Galiza, mas outros que estão mais longe que só vão a casa uma vez por semana. Esta é uma solução para fugir ao desemprego por parte dos homens, mas que não é uma solução tão acessível às mulheres, afirmaram os presentes. Assim, o tema do pólo industrial da Queijada não foi esquecido, o que já tem saído a público há mais de 10 anos, tendo já iniciado a sua construção, estando já construídos os acessos ao mesmo, espera-se contudo que este torne-se um elemento dinamizador em termos económicos para a Queijada e freguesias vizinhas.
No que concerne à Juventude, para além do problema da empregabilidade, da educação, outro tema abordado prende-se com intenção da Junta de Freguesia em criar um grupo cultural e desportivo que ocupe os habitantes da terra, uma vez que existe vontade de pessoas em criar um grupo recreativo que promova o relacionamento entre jovens, adultos e idosos.
Para a JSD Ponte de Lima este encontro foi deveras importante, pois permitiu um contacto directo com os problemas de uma freguesia que são idênticos a muitos espalhados pelo nosso concelho. Além da amabilidade com que a JSD foi recebida, esta congratula-se com a tentativa/empenho da Junta freguesia de ultrapassar os problemas da Juventude no que concerne ao emprego, à educação e à criação de uma Associação que tornem os Jovens os principais dinamizadores de uma população, dando-lhes a iniciativa e a responsabilidade.
0 comentários:
Enviar um comentário
Nota: Só serão aceites comentários devidamente assinados.