segunda-feira, 19 de março de 2007

Delegados ao XIX Congresso da JSD

Conforme publicado neste local (ver convocatória), assim como no Povo Livre, decorreram na passada Sexta-feira 16 de Março de 2006, entre as 21h e as 22h30m, na Sede Concelhia, a eleição dos delegados ao XIX Congresso Nacional da JSD.

Estiveram presentes nestas eleições 2 listas, tendo a lista A obtido 39 votos e a lista B 18 votos, o que perfaz um total de 57 votos presentes em urna.
De acordo com os regulamentos em vigor e atendendo à votação, foram eleitos como delegados por Ponte de Lima ao congresso os militantes Jorge Filipe Martins Lima, n.º 107 821 e Bruno Jorge Correia Mimoso Gomes, n.º 113 992.

terça-feira, 13 de março de 2007

"A JSD pelas freguesias" arrancou na Queijada

A JSD Ponte de Lima iniciou no passado Domingo, dia 4 de Março, na freguesia da Queijada a sua actividade denominada “A JSD pelas freguesias”, que consiste na visita a algumas das 51 freguesias do concelho para ter uma conversa informal com vista a perceber a realidade local das freguesias, os seus problemas e as suas virtudes, assim como a percepção das motivações e dificuldades dos autarcas visitados.
É objectivo da Comissão Política da JSD visitar até ao fim do presente mandato o mais alargado e diversificado leque de freguesias do concelho.

A visita efectuada à freguesia da Queijada decorreu nas instalações da Junta de Freguesia local, contando com a participação de todo o executivo local, o Presidente Paulino Matos, o secretário Carlos Manuel e o tesoureiro, Tomás. Da parte da JSD estiveram presentes, além do seu presidente, Filipe Lima, mais cinco dos seus membros que compõe a Comissão Política.

O executivo da Junta de Freguesia da Queijada e a Comissão Política da JSD Ponte de Lima nas instalações da Junta da Queijada
A conversa começou pelo próprio presidente da Junta, que é um jovem de 33 anos, procurando transmitir à Comissão Política da JSD as motivações que o levaram a constituir uma lista com cidadãos entre os 27 e os 35 anos, com ideias, iniciativa e vontade de fazer algo pela sua freguesia.

Um tema deveras importante que foi abordado prendeu-se com a falta de saneamento básico, já que se trata de uma necessidade básica das populações, mas que se percebe alguma dificuldade no diálogo com o executivo municipal, em face da distância da freguesia em relação à sede do concelho.

Outro tema que foi abordado na reunião foi o desemprego. Foi referido pelo presidente da Junta e seus colegas, o encerramento de duas fábricas de calçado e vestuário, na Queijada e em Marrancos e a redução de empregados na fábrica de calçado de Fornelos, levando para o desemprego uma centena de trabalhadores do sexo feminino da freguesia. A este problema do desemprego, acresce-se que a grande maioria dos jovens trabalham em Espanha (Ourense, Corunha e Madrid) no sector da construção civil, nomeadamente jovens do sexo masculino até aos 25 anos, havendo alguns que vão e vêm todos os dias para a Galiza, mas outros que estão mais longe que só vão a casa uma vez por semana. Esta é uma solução para fugir ao desemprego por parte dos homens, mas que não é uma solução tão acessível às mulheres, afirmaram os presentes. Assim, o tema do pólo industrial da Queijada não foi esquecido, o que já tem saído a público há mais de 10 anos, tendo já iniciado a sua construção, estando já construídos os acessos ao mesmo, espera-se contudo que este torne-se um elemento dinamizador em termos económicos para a Queijada e freguesias vizinhas.

No que concerne à Juventude, para além do problema da empregabilidade, da educação, outro tema abordado prende-se com intenção da Junta de Freguesia em criar um grupo cultural e desportivo que ocupe os habitantes da terra, uma vez que existe vontade de pessoas em criar um grupo recreativo que promova o relacionamento entre jovens, adultos e idosos.

Para a JSD Ponte de Lima este encontro foi deveras importante, pois permitiu um contacto directo com os problemas de uma freguesia que são idênticos a muitos espalhados pelo nosso concelho. Além da amabilidade com que a JSD foi recebida, esta congratula-se com a tentativa/empenho da Junta freguesia de ultrapassar os problemas da Juventude no que concerne ao emprego, à educação e à criação de uma Associação que tornem os Jovens os principais dinamizadores de uma população, dando-lhes a iniciativa e a responsabilidade.

sexta-feira, 9 de março de 2007

Convocatória - 16 de Março de 2007

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais da JSD e Regulamentos aplicáveis, convoca-se o Plenário da Secção de PONTE DE LIMA para reunir no dia 16 de Março de 2007, pelas 21:00 em Sede Concelhia do PSD, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Único – Eleição dos Delegados ao XIX Congresso Nacional da JSD.

Notas:
- As urnas estarão abertas pelo período de 1H30M
- As listas candidatas deverão ser entregues ao Presidente de Mesa ou a quem o substitua estatutariamente, na/no Sede Concelhia do PSD, até às 24h do terceiro dia anterior ao acto eleitoral.

quinta-feira, 1 de março de 2007

O estado do desporto em Ponte de Lima

A JSD Ponte de Lima está atenta aos interesses, problemas e preocupações da juventude limiana. Um dos temas ao qual estamos atentos é o desporto em Ponte de Lima.

Ponte de Lima tem algumas infraestruturas em vários desportos, nomeadamente piscinas, pavilhões polidesportivos, campos de futebol, espelho de água para a canoagem, campos de ténis, entre outros.
Mas questionamo-nos em que condições estas infraestruturas existem para que os limianos possam usufruir delas? Qual a publicidade do município para com as mesmas? Alguém com responsabilidades, vereador do desporto e da cultura, não as publicita, não as defende, não as renova.

No caso dos pavilhões e das piscinas para usufruir das infraestruturas, que foram construídas pelo município com dinheiros públicos, os munícipes e os forasteiros têm que pagar a sua utilização, o que é aceitável, mas os valores cobrados nem sempre convidam a que sejam usados pelos jovens, ou até que mesmo pela população em geral, nomeadamente as populações mais carenciadas do concelho.

Um dos problemas destas infraestruturas são as condições em que se encontram para serem usadas. 2 dos casos mais visíveis com problemas de funcionamento são o relvado do campo do Cruzeiro e o espelho de água do rio Lima.
No caso do rio Lima, o espelho de água, usado pelo Clube Náutico de Ponte de Lima para os seus treinos e ainda para algumas provas, tem alguns problemas para a sua navegabilidade, uma vez que os caiaques e as canoas por vezes ficam presos nas areias, sendo necessário um açoreamento do rio junto às instalações do clube com alguma brevidade, mas esta situação vem decorrendo há alguns meses.
No caso do relvado do Campo do Cruzeiro, campo municipal onde jogam algumas das várias equipas d'Os Limianos (as dos escalões sénior e os mais jovens), este está em péssimas condições para a prática de futebol, tendo já originado lesões de atletas do clube. A situação decorre há menos tempo que a anterior, mas é mais problemática para a saúde dos atletas que usam o campo.


A simples construção de infraestruturas para a prática de desporto, deixando-as ao abandono ou cobrando elevados preços pela sua utilização não é a melhor forma do município valorizar os jovens em Ponte de Lima.
Defendemos, Comissão Política da JSD de Ponte de Lima, que terá que ser alterado este conceito de desprezo pela juventude no que diz respeito ao desporto.


Gostaríamos de ouvir a juventude limiana para que esta manifeste a sua opinião.
Temos 2 perguntas às quais estão todos convidados a responder aqui ao lado, nomeadamente se as infraestruturas existentes são suficientes e se a divulgação que a Câmara Municipal faz é suficiente.
Convidamos todos os nossos visitem a usarem o espaço de comentários para deixar uma opinião mais completa, quer para manifestar lacunas, problemas, ou elogios àquilo que existe.

Votem e comentem.