quinta-feira, 1 de março de 2007

O estado do desporto em Ponte de Lima

A JSD Ponte de Lima está atenta aos interesses, problemas e preocupações da juventude limiana. Um dos temas ao qual estamos atentos é o desporto em Ponte de Lima.

Ponte de Lima tem algumas infraestruturas em vários desportos, nomeadamente piscinas, pavilhões polidesportivos, campos de futebol, espelho de água para a canoagem, campos de ténis, entre outros.
Mas questionamo-nos em que condições estas infraestruturas existem para que os limianos possam usufruir delas? Qual a publicidade do município para com as mesmas? Alguém com responsabilidades, vereador do desporto e da cultura, não as publicita, não as defende, não as renova.

No caso dos pavilhões e das piscinas para usufruir das infraestruturas, que foram construídas pelo município com dinheiros públicos, os munícipes e os forasteiros têm que pagar a sua utilização, o que é aceitável, mas os valores cobrados nem sempre convidam a que sejam usados pelos jovens, ou até que mesmo pela população em geral, nomeadamente as populações mais carenciadas do concelho.

Um dos problemas destas infraestruturas são as condições em que se encontram para serem usadas. 2 dos casos mais visíveis com problemas de funcionamento são o relvado do campo do Cruzeiro e o espelho de água do rio Lima.
No caso do rio Lima, o espelho de água, usado pelo Clube Náutico de Ponte de Lima para os seus treinos e ainda para algumas provas, tem alguns problemas para a sua navegabilidade, uma vez que os caiaques e as canoas por vezes ficam presos nas areias, sendo necessário um açoreamento do rio junto às instalações do clube com alguma brevidade, mas esta situação vem decorrendo há alguns meses.
No caso do relvado do Campo do Cruzeiro, campo municipal onde jogam algumas das várias equipas d'Os Limianos (as dos escalões sénior e os mais jovens), este está em péssimas condições para a prática de futebol, tendo já originado lesões de atletas do clube. A situação decorre há menos tempo que a anterior, mas é mais problemática para a saúde dos atletas que usam o campo.


A simples construção de infraestruturas para a prática de desporto, deixando-as ao abandono ou cobrando elevados preços pela sua utilização não é a melhor forma do município valorizar os jovens em Ponte de Lima.
Defendemos, Comissão Política da JSD de Ponte de Lima, que terá que ser alterado este conceito de desprezo pela juventude no que diz respeito ao desporto.


Gostaríamos de ouvir a juventude limiana para que esta manifeste a sua opinião.
Temos 2 perguntas às quais estão todos convidados a responder aqui ao lado, nomeadamente se as infraestruturas existentes são suficientes e se a divulgação que a Câmara Municipal faz é suficiente.
Convidamos todos os nossos visitem a usarem o espaço de comentários para deixar uma opinião mais completa, quer para manifestar lacunas, problemas, ou elogios àquilo que existe.

Votem e comentem.

1 comentários:

Nuno Santos disse...

Na minha opinião existe muito por fazer nesta vila. Quando se faz algo em relação ao desporto normalmente apenas se pensa no futebol. No entanto existem variadíssimas formas de desporto que não estão a ser contempladas pelos actuais poderes. Sendo natural de Esposende, e hoje com 33 anos, vivi a minha juventude ligado ao surf e ao skate. Fico feliz porque depois de 20 anos, começo a ver os adolescentes de tábua na mão. O problema é que se juntam no parque do Modelo para fazerem as suas manobras e acho que já mereciam um skatepark. Seria mais seguro e evoluiriam muito mais depressa.
Em Espanha o nível é altíssimo porque já existem parques à mais de 25 anos. Já é altura de fazermos algo.