INTERVENÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
- 29 de Abril de 2006 –
Filipe Lima Deputado Municipal do PSD de Ponte de Lima Presidente da JSD de Ponte de Lima Antes de me referir ao assunto que me traz hoje a esta Assembleia, a minha palavra inicial é de louvar e de felicitar toda a estrutura da Associação Desportiva “Os Limianos, quer os seus órgãos sociais, equipa técnica, jogadores, sócios e simpatizantes. Não refiro isto somente pelo título de campeão distrital alcançado no passado fim-de-semana, mas sim por ter apostado em jovens jogadores limianos, permitindo assim reacender a chama que sempre acompanhou este clube histórico do nosso concelho.
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Daniel Campelo, hoje trago comigo uma preocupação que ao longo dos anos tem sido esquecida pelo actual executivo.
Por isso, a minha intervenção nesta assembleia vai no sentido de lembrar a Vossa Excelência um anseio da juventude limiana – a criação do Conselho Municipal da Juventude.
Li com atenção o seu manifesto eleitoral no que respeita à política de juventude, onde consta a criação de um Fórum Concelhio da Juventude, e eu pergunto-lhe?
- Para quando?
- Para quem?
- Qual o objectivo?
Senhor Presidente, pretendia que este fórum não fosse somente um ciclo de conferências de um único dia, não existindo uma interacção regular com a juventude.
Em nome da JSD de Ponte de Lima, temos a consciência de que é possível fazer mais nesta área, por isso apresento a nossa proposta, sendo esta utilizada com sucesso em variadíssimos concelhos do país.
-» Instalar o Conselho Municipal da Juventude, no sentido de possibilitar a participação e a auscultação das vontades e prioridades dos Jovens.
Este Conselho Municipal será constituído pelos Grupos informais de Jovens, Associações Juvenis, Associações de Estudantes bem como de outras instituições que trabalhem com os jovens. Através deste Conselho Municipal é possível realizar inúmeras actividades que tenham como promotores as várias associações do nosso concelho. Aqui a Câmara Municipal tem um papel fundamental através de apoios técnicos, logísticos, jurídicos, disponibilizando pessoas qualificadas para acompanhar a vida e as actividades das associações.
Esta nossa proposta ganha ainda mais força, referindo que na passada terça-feira, dia 25 de Abril, a JSD de Ponte de Lima teve o prazer de realizar um encontro com três associações de estudantes do concelho, permitindo assim, lançar as bases para uma necessária interligação entre todas as associações estudantis limianas, através de intercâmbios, partilha de informação, ideias e actividades conjuntas, fortalecendo assim o trabalho destas estruturas, que por vezes se sentem isoladas e desapoiadas, a nível interno ou externo.
Este papel desenvolvido pela JSD de Ponte de Lima, teria ainda mais força se fosse a Câmara Municipal a chamar a si todos estes representantes dos jovens limianos, possibilitando assim que haja a participação destes na vida do nosso concelho, através de diversificadas actividades e de incentivos para que estes contribuam activamente para construção de Ponte de Lima.
Para terminar Senhor Presidente, estou convencido que, vossa excelência no decorrer do seu mandato ou mesmo neste ano, irá lançar as bases para que seja possível concretizar este anseio da juventude limiana.
O Deputado Municipal eleito pelo PSD
Jorge Filipe Martins Lima